PEQUENAS GRANDES IDEIAS

A promoção da leitura nas Bibliotecas Municipais de Cascais

Tributo a Fernando Pessoa



Conversando com Pessoa e Heterónimos

Fernando António Nogueira Pessoa mais conhecido como Fernando Pessoa é considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa. Harold Bloom, famoso crítico literário, considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Trabalhou em jornalismo, publicidade, comércio e, especialmente, na literatura, tendo-se desdobrado em várias outras personalidades conhecidas através dos seus mais de 70 heterónimos.


É, sem dúvida, o maior autor da heteronímia o que contribuiu, também, para a figura enigmática que se formou em torno da sua pessoa tendo motivado muitos estudos sobre a sua vida e obra.

Álvaro de Campos, engenheiro de educação inglesa e origem portuguesa, Ricardo Reis, médico latinista e monárquico ou Alberto Caeiro, camponês, apenas com estudos primários, são alguns dos seus heterónimos mais conhecidos.


Com o objectivo de homenagear um dos mais nobres nomes da literatura portuguesa, a BMC – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara recebeu no passado dia 24 de Janeiro pelas 16h30, a encenação “Conversando com Pessoa e Heterónimos” da responsabilidade do grupo de teatro do CENCO em que Fernando Pessoa encarnarou na biblioteca e conversarou com 4 dos seus mais de 70 heterónimos. À volta da mesa, discutiram-se opiniões, aspectos da língua portuguesa e leram-se poemas do autor.

Uma Pequena GRANDE Ideia para quem teve oportunidade de assistir!

Sem comentários: