PEQUENAS GRANDES IDEIAS

A promoção da leitura nas Bibliotecas Municipais de Cascais

Exposição de ilustração "Olho de bicho"

Catarina Cardoso apresenta as suas ilustrações
Uma das diferenças mais acentuadas entre a clássica e a nova concepção da leitura reside no papel do leitor na compreensão. Julgou-se, em tempos, que o sentido se encontrava no texto e que o leitor devia decifrá-lo. Entendia-se, também, que o leitor apenas transpunha para a sua memória um sentido preciso determinado pelo autor. No entanto, actualmente concebe-se antes que o leitor cria o sentido do texto servindo-se, simultaneamente, dele, dos seus próprios conhecimentos e da sua intenção de leitura.

Contudo, para que o encontro entre o livro e o leitor seja um encontro feliz, é necessário encontrar uma série de condicionantes que possibilitem uma óptima e fiel interpretação da mensagem. O suporte físico, quanto à forma, os caracteres gráficos e as ilustrações são algumas dessas condicionantes muito importantes na construção de estratégias apelativas, pois a apresentação influencia a recepção.

Pensemos, então, na ilustração. Uma boa história poderá encontrar-se num bom livro ou, simplesmente, no traço de alguém com o dom de nos envolver na vivacidade com que ilustra palavras ou mensagens. Uma imagem vale mais que mil palavras, pois tudo está relacionado com generosidade, emoção, honestidade e humor.

A ilustração poderá cativar e atrair, sobretudo, crianças que no seu íntimo têm um leitor oculto que, ao ser provocado, revelar-se-á de várias formas para que a leitura se torne não só num hábito, mas também num prazer. Por isso, a Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais irá expor o trabalho da ilustradora Catarina Cardoso na BMC – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, cujo currículo conta com um vasto conjunto de títulos ilustrados para diferentes públicos.

A exposição terá lugar de 22 de Abril a 02 de Maio, destina-se ao público em geral durante o horário de funcionamento da biblioteca e contará, também, com a realização de dois workshop’s nos dias 23 e 30 de Abril destinados ao público escolar do 1º CEB, com o objectivo de ser o catalisador para uma arte cujo rosto é, na maioria dos casos, desconhecido.

“Olho de bicho” é o título proposto, pois os trabalhos a apresentar dizem respeito aos seguintes livros: Tenho em casa um cãozinho, Tenho em casa um passarinho, O lobo e os setes cabritinhos, História do livro activo, A rã que queria ser maior que o boi e Mais rimas.
Aqui fica a sugestão de mais uma Pequena GRANDE Ideia!

Sem comentários: