PEQUENAS GRANDES IDEIAS

A promoção da leitura nas Bibliotecas Municipais de Cascais

Encontros na esplanada



2º Sábado de cada mês 10h30
Encontro ímpar na promoção do conto, do livro e da leitura é, sem dúvida, o que se promove entre contadores e o público em geral. Prova disso mesmo, é o sucesso verificado em diversos Encontros que se realizam um pouco por todo o país em torno das estórias ouvidas e contadas, como é o caso da Biblioteca Municipal de Beja, promotora do mais antigo evento desta natureza, ou da Biblioteca Municipal de Pombal.

Há, sem dúvida, muitas maneiras de contar. Há quem se dedique a temas, como “Contos do Mundo” ou prefira uma abordagem mais generalista com “Contos tradicionais”, mas o objectivo subjacente a esta dinâmica é o mesmo: promover, preservar e perpetuar a memória literária dos povos e, assim, enriquecer a cultura da tradição oral de cada um.

Ouvir ler ou contar em voz alta, em conjunto, desenvolve a inteligência e a imaginação, além de ser divertido, reforça o prazer do convívio e os laços afectivos entre os presentes despertam pela capacidade do contador em transmitir emoções, além de contribuir progressivamente para a aquisição de hábitos de leitura quotidiana em família, extremamente determinantes na formação de crianças e jovens na aprendizagem formal da leitura e na redução das disparidades de correntes da origem social de cada um.

Encontrarmo-nos com os nossos familiares e amigos, vizinhos e conhecidos para ouvirmos histórias, promove o desenvolvimento afectivo e intelectual, bem como o conhecimento do outro, num ambiente saudável e de lazer e que esse local de encontro seja a BMC – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara, é o que pretendem os seus técnicos ao promoverem este Encontro todos os 2os sábados de cada mês às 10h30.
Aqui fica mais uma Pequena GRANDE Ideia!

Sem comentários: