PEQUENAS GRANDES IDEIAS

A promoção da leitura nas Bibliotecas Municipais de Cascais

A Páscoa na Biblioteca Infantil e Juvenil


O cordeiro, a cruz, o pão e o vinho, são alguns dos símbolos com que imediatamente identificamos a quadra que se aproxima: a Páscoa.

O cordeiro, simboliza Cristo, sacrificado em prol do seu rebanho, a cruz, mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e no sofrimento de Cristo. O pão e o vinho, oferecido aos seus discípulos, simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus. Mas se perguntarmos a uma criança qual o símbolo que para ela mais se associa à Páscoa, facilmente adivinhamos a resposta: o ovo!

Datam da Antiguidade os primeiros registos do costume de presentear as pessoas com ovos coloridos. Os egípcios e os persas tingiam os ovos com cores primaveris e ofereciam-no aos amigos. Os persas, inclusivamente, acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante. Mas foi na Mesopotâmia que os cristãos primitivos utilizaram pela primeira vez os ovos coloridos na Páscoa.

Na Europa, dava-se cor aos ovos com o intuito de representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha escreviam-se mensagens nos ovos, enquanto que na Alemanha os ovos eram oferecidos às crianças juntamente com outros presentes na Páscoa. Na Arménia decoravam-se os ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

Mais uma vez falamos de tradições actualmente perdidas pela costumização do ovo de chocolate enfeitado com papel brilhante e colorido adquirido em qualquer loja ou supermercado. O valor tradicional e a representação que o ovo contém em si, o nascimento, a vida que retorna, perdeu-se ao longo dos tempos.


Na Biblioteca Infantil e Juvenil, "Em festa vamos estar... a Páscoa comemorar" de 03 a 28 de Março, das 10h00 às 17h00, mediante marcação prévia todas as crianças poderão ouvir contos e participar no atelier de expressão plástica que se segue.

Sem comentários: