PEQUENAS GRANDES IDEIAS

A promoção da leitura nas Bibliotecas Municipais de Cascais

Diz quem leu...


autor, José Jorge Letria

ilustração, Afonso Cruz

Perguntar a José Jorge Letria "Qual a sua profissão?", certamente levar-nos-ía a uma conversa prolongada e única. Não se compreende e conhece a riqueza, humanidade, inteligência, obra e saber de experiência feito deste cascalense de gema numa pergunta.

Poeta, romancista, ensaísta, compositor musical, exímio contador de histórias, pai, avô, leitor! Cada uma destas características dava um livro...

Com cerca de 200 obras publicadas, também em Espanha e no Japão, José Jorge Letria é já dos mais traduzidos escritores portugueses. E assim eleva o nome da literatura em Portugal!

"O dia em que mataram o rei" relata o dramático epílogo da história da monarquia portuguesa em que o rei D. Carlos e o princípe herdeiro D. Luís Filipe foram assasinados no Terreiro do Paço, quando regressavam de mais uma estadia em Vila Viçosa, a 01 de Fevereiro de 1908.

Para explicar aos adolescentes que "há sempre, pelo menos, dois rostos para cada verdade", o autor apresenta um conjunto de reflexões de um menino de dez anos, ao mesmo tempo que resume o panorama político e social que se vivia naquela altura e que viria a culminar na Implantação da República em 05 de Outubro de 1910.

Esta obra, publicada pela Texto Editores, é mais uma Pequena Grande Ideia que promove! Promove um pouco da nossa história, promove a literatura portuguesa e promove o diálogo pela sua qualidade ímpar.

Sem comentários: